Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 31 de março de 2014

DIFERENÇA ENTRE AS IGREJAS



Eu vejo muitas pessoas dizendo que "evangélico" é tudo farinha do mesmo saco. Acho deprimente quando a Pseudo-igreja Universal faz suas "Edir Macedadas", e a mídia, a população e todos os deturpadores de plantão dizem que "Evangélicos causam escândalo".

Calma ai que tem muita diferença entre as igrejas.

 Não saia Julgando A ou B só pela igreja dele ter "título" de Cristã.  Vou colocar as diferenças básicas aqui pra que esse Julgamento cego, não seja feito mais.

Vamos entender: Igreja Tradicional, que é do qual sou membro. Igreja Pentecostal e Igreja Neo Pentecostal.

 Bem, a Diferença mais importante tem a ver com a questão do Culto. 

As igrejas pentecostais históricas, como a Assembléia de DEUS por exemplo, elas enfatizam muito a questão do "Batismo com Espírito Santo" como sendo uma experiência que acontece depois da conversão e que é marcada pelo "Falar em Línguas". Enfatiza muito também  a "Batalha Espiritual","Possessão Demoníaca" e "Expulsão de demônios.

Dão Pouca ênfase a educação formal e teológica dos obreiros. Ou seja, qualquer pessoa que se destaca um pouco mais já pode ser colocada como obreiro de um ponto de pregação, e é uma das razões da qual eles "crescem" muito.

Por Exemplo, a denominação Assembléia de DEUS pode abrir trabalho em qualquer lugar, porque qualquer membro, se ele souber falar bem e for destacado, ele logo é colocado como obreiro e ele já trabalha. Tem o seu próprio sustento.

Mas uma Igreja como a Batista Tradicional, da qual sou membro, pra organizar uma igreja, ela precisa ter um pastor formado, e a igreja precisa pagar o salário integral dele. Então enquanto a Assembléia de DEUS Organiza 60 Igrejas, nós Batistas organizamos 1. Eles tem esse sistema. Só que, a Igreja Batista agindo desta maneira é teologicamente mais fundamentada. E a Assembléia de DEUS, por falta de preparo do Obreiro, será menos fundamentada teologicamente.

Então, tem diferença na Liturgia e tem diferença no sistema de governo também. Por exemplo, O pastor na Igreja Assembléia de DEUS é uma espécie de Bispo. Ele governa Sozinho..

Ele disciplina, ele determina, ele manda, ele muda obreiro e assim por diante.

Nas Igrejas Tradicionais, como a Batista, o pastor não manda na Igreja. Quem "Manda" na igreja é a "assembléia". Então é a "assembléia", ou seja, reunião de membros, que exclui membros, que chama pastor, que coloca pastor pra fora, que troca pastor, que decide o orçamento da igreja, que diz pra onde vai o dinheiro, aonde vão abrir uma igreja, aonde não vão abrir e assim por diante.

Só deixo uma pergunta aqui: Se o pastor da Assembléia de DEUS errar, quem vai corrigi-lo? Então essa coisa de ficar nas mãos de um homem só, é pra repensar. Prefiro o Sistema da igreja da qual frequento. Mais devagar, mais complexo, porém,muito mais seguro.

Vejo Diferença também na Escatologia. Pra quem não sabe,"Escatologia" é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo.

Por exemplo, a Assembléia de DEUS é Dispensacionalista. Ou seja, ela diz que Israel é ainda o povo de DEUS.

Ela também acredita em um sistema chamado de "7 dispensações", esse do qual o assunto é muito complicado, teria que ter umas mil páginas neste Blog pra tratar dele,srs

Os Batistas, ou seja, as igrejas Tradicionais, eles tem dispensacionalistas, mas são menos. Eles tem uma visão mais simples de como será a Volta de CRISTO, e assim por diante.

Na Assembléia de DEUS, há muita abertura para profecias, visões, sonhos, e as igrejas tradicionais já desconfiam um pouco desses tipos de experiências. Preferimos ficar mais somente com o que a Bíblia esta dizendo.

Essas experiências podem parecer profundas, mas na verdade nós Batistas consideramos os Assembleianos Irmãos em CRISTO.  Por exemplo, se vem um Assembleiano pra Igreja Batista, ele é recebido muito bem, e nem precisa ser rebatizado, essas coisas.. é aceito como membro, sem problemas.

Agora são elas.. as que falam em nome de DEUS, mas não são..  As heréticas, abomináveis e mega diferentes.

 Quais? só poderiam ser as Neopentecostais.

Essas pseudo-igrejas são focadas na questão da bênção, da prosperidade, na oferta de saúde, avanço financeiro, em troca do que eles chamam de 'sacrifícios'. Os membros delas fazem determinados sacrifícios, participam de rituais, ou seja, são sincretistas porque misturaram práticas do catolicismo e espiritismo no culto.

 A Questão das bobagens da "Rosa Ungida" que é uma prática espírita,"objetos abençoados", Cajado de Moisés, sal Grosso, copo de água em cima da Televisão, ou seja, práticas que vem da religiosidade popular.

E ai aparecem "Apóstolos", pessoas se autointitulando apóstolo. Que pra mim não passam de palhaços, com todo o respeito aos palhaços. 

Eles também não tem controle sobre a membresia, não tem escola Dominical, não tem ensino Bíblico porque a ênfase é só na "bênção", prosperidade e tudo mais.

Por isso que as Igrejas Tradicionais, inclusive até a Assembleia de DEUS, que é do Ramo pentecostal, não consideram os Neo pentecostais como Irmãos. Porque igrejas Neo pentecostais deturparam o evangelho.

Então essas são as diferenças das Igrejas.

Portanto, quando alguém disser a você: "ah,sou evangélico", pergunte o nome da Igreja da qual ele frequenta.  Pergunte se é do Ramo Tradicional, Pentecostal ou Neo pentecostal. Ai sim, você poderá dizer se a pessoa leva ou não o evangelho a Sério.

(Artigo Inspirado nos estudos do Reverendo Agustus Nicodemus). 

5 comentários :

Postar um comentário

Arquivo do blog

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...